quinta-feira, 3 de maio de 2012

Dia do sertanejo

Vivendo na caatinga, um ambiente castigado pela escassez de chuvas e aridez, o sertanejo é um bravo homem da terra. Poucas civilizações no mundo conseguiriam alcançar o feito dessa gente corajosa.

Essa imagem tomou força com o sertanejo Jeca Tatu e o caboclo do vale do Paraíba, figuras que geraram  obras no cinema e na literatura, e sua caricatura passou a ser utilizada em anedotas e mesmo nas histórias infantis, como o personagem Chico Bento, criado por Maurício de Sousa. 




 Para o habitante da cidade, a pessoa que vive no sertão, é geralmente, rude, inculta e avessa à vida moderna, porém, esse estereótipo tem sofrido uma inversão de valores. 









 Atualmente a figura do caipira tem sido valorizada, podendo ser observada através da febre de cantores sertanejos, influência no vestiário "country" e nos costumes da juventude e festas de rodeio, afetando todo o mundo. Como exemplo a Festa do Peão Boiadeiro de Barretos, em São Paulo, que é considerado um dos maiores eventos do tipo na América Latina e um dos maiores no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário